Linhas de pesquisa

Análise do ciclo de vida das edificações

Desenvolver as condições para análise do ciclo de vida, completas ou simplificadas, das edificações brasileiras e dos materiais de construção mais empregados, segundo as normas ISO 14040 e 14044. Emprego dos recursos de informática como softwares e banco de dados típicos de inventários para ACV’s em edificações. Estudo e adaptação dos protocolos de análise adequados com respectivas categorias de impacto. Propostas para modelos de GI integrantes dos inventários e protocolos de análises para ACV.

Circularidade aplicada ao ambiente construído (BAMB)

Desenvolvimento e aplicação dos conceitos de circularidade, pensamento no ciclo de vida, no ambiente construído a partir das iniciativas do projeto BAMB (Building As Material Bank), da União Européia. Implementação dos conceitos de Passaporte dos Materiais de Construção, Projeto Flexível e Gerenciamento do ciclo de vida da edificação a partir da modelagem BIM. Definição das estruturas necessárias para Certificação Ambiental de Produtos de Nível III, ISO 14025, para materiais de construção.

Coberturas e Paredes Verdes

Pesquisar e integrar a gestão da informação e os parâmetros de sustentabilidade associados aos telhados verdes em cidades brasileiras. São analisadas as variáveis de desempenho térmico, retenção de águas das chuvas, qualidade das águas residuais, reflexividade da radiação solar, plantas mais adequadas ao clima estudado, substratos adequados às plantas e respectivos climas, sistemas de drenagem, desempenho das plantas nas categorias extensiva e intensiva, sistemas de impermeabilização e materiais.

Gestão Estratégica da Informação para Projetos mais sustentáveis

Pesquisar as estratégias organizacionais aplicadas a melhoria dos processos de tomada de decisão na gestão de empresas atuantes na construção civil com ênfase nos fluxos da informação. Prospectar métodos da filosofia e princípios do lean thinking (lean construction) que promovam a melhoria no projeto, planejamento e execução de projetos obras civis mais sustentáveis. Organizar as informações em modelos BIM visando a dimensão de avaliação de impactos ambientais (6D), da GI e comunicação no setor.

Inovação, Engenharia da Informação e do Conhecimento

Investigar as teorias e metodologias para estimulo à criatividade e ao desenvolvimento de competência profissional, processos, produtos e/ou tecnologias aplicadas à engenharia civil visando a sustentabilidade das edificações. Oportunizar a transferência da tecnologia para o mercado quer seja por processo de registro de patente ou pela oferta de formação profissional. Oferta de cursos profissionalizantes presenciais, semipresenciais ou totalmente à distância a partir da tecnologia existente.

Uso da madeira e seus compósitos

Pesquisar as formas de aplicar a madeira na construção civil visando reduzir o uso de materiais de construção mais impactantes ao meio ambiente como cimento, alumínio e aço. Avaliar e otimizar os impactos ambientais no uso de produtos como: Wood Frame, Cross Laminated Timber – CLT, Laminated Veneer Lumber – LVL, Glued Laminated Timber – Glulam. Estudar a capacidade de fixação de carbono nos produtos de madeira ao longo do ciclo de vida.